5 Atitudes que Atrapalham o Emagrecimento

Muitas vezes no processo de emagrecimento você nem percebe que pode estar cometendo alguns erros que podem atrapalhar o alcance do seu objetivo, veja só 5 atitudes mais comuns que podem estar dificultando o seu objetivo:

1- Passar fome, pulando refeições para compensar exageros que você cometeu no dia anterior: 

Passar fome, fazer sacrifícios, pulando refeições pode gerar um desequilíbrio no metabolismo, pular refeições, como almoço ou jantar, pode levar a impactos negativos, como déficit nutricional e desequilíbrios hormonais desencadeando mais fome, inclusive por alimentos mais calóricos. Essa atitude também faz você entrar em um ciclo. 

Porém, pular refeição por não sentir fome pode até ser normal. 

2- Não priorizar o exercício aeróbio:

Achar que o aeróbio não vai fazer a diferença. Sabe quando você está na academia se dedicando só à musculação? Fazer o aeróbio também é importante já que o exercício aeróbio trabalha a via oxidativa, utilizando a gordura como fonte de energia. 

3- Utilizar os finais de semana como passe livre para sair da dieta:

Sabe o dito popular  “dia do lixo”?  

Inclusive eu não gosto de utilizar esta expressão. O alimento não é lixo! Inclusive este comportamento pode desencadear o gatilho para distúrbios alimentares. Eu gosto de conversar, negociar com meu paciente uma refeição livre no final de semana. Dependendo do paciente pode até ser uma refeição livre Sábado e outra no Domingo.

Vai depender de cada caso específico. Estando no processo de emagrecimento o paciente já vai aprendendo a equilibrar os momentos de sociabilização dele. 

Mas usar todos os finais de semana para ter um dia inteiro de exageros na alimentação, isso já está alimentando um comportamento inadequado com o alimento, além de atrapalhar o processo de emagrecimento.

4- O erro que acontece muito: é você se comparar com as outras pessoas:

Cada indivíduo é único, cada pessoa precisa de um processo diferente. Cada pessoa vai ter o seu tempo durante o seu processo de emagrecimento. Tente comparar-se com você mesmo. Comparar a sua evolução visualizando como você estava lá atrás e hoje o que você evoluiu, o que você conquistou mediante o que você tinha deixado para trás. Não se compare com as outras pessoas, isso pode te frustrar e desmotivar-se, inspirar-se é diferente de comparar-se. 

5- E o último erro que é muito comum são os beliscos:

 A quantidade de beliscos que acontece durante o dia. Ficar beliscando durante o dia, às vezes, você nem percebe o quanto que você comeu a mais em um só dia!

O paciente relata: 

 “ Nutri estou fazendo todas as refeições, tudo direitinho…” Mas ele esquece dos beliscos… Três biscoitinhos aqui, Dois bombons ali, Um pastelzinho lá! Não é verdade?

É preciso ficar atento a isso as beliscadas, as escapadas!

E isso pode estar acontecendo até mesmo porque você não está seguindo o plano alimentar adequadamente, as quantidades, os horários e até mesmo deixando de consumir alguns alimentos que foram prescritos. Proteína na quantidade adequada é muito importante, os alimentos fontes de fibras, as sementes, os grãos, alimentos mais ricos em água alimentos estes que foram prescritos para te dar mais saciedade, alimentos ricos em nutrientes!!! Um corpo bem nutrido, gera saciedade por mais tempo.

Nas minhas dietas costumo incluir alimentos com compostos bioativos que melhoram a saciedade, contribuem na melhora do sono, que inclusive é um fator importante para o equilíbrio dos hormônios da fome e saciedade que são os hormônios grelina e a leptina.

Se você está em acompanhamento nutricional, os beliscos podem estar acontecendo também porque você não está seguindo o plano alimentar corretamente. 

Estes são, os 5 erros mais comuns que vivencio no consultório em meus atendimentos e o meu papel junto ao paciente é ser o facilitador neste processo, orientando, ajudando a atravessar os possíveis obstáculos.  

Fica então a minha dica para ajudar você!

Está gostando do conteúdo?

Compartilhe com seus amigos!

Conheça o Kit Janna SalixAlba

Nosso Kit Janna SalixAlba foi inspirado na nossa Janna Gomes, Nutricionista uma profissional que sempre se preocupa em demonstrar a importância da vitalidade positiva incluindo práticas importantes no seu dia-a-dia associadas ao bem-estar. Janna prioriza o ritual de autocuidado  diário unindo práticas multidisciplinares como a Nutrição Funcional, baseando-se em alimentos ricos em triptofano, carboidratos complexos e uma hidratação adequada, em conjunto com os Óleos Essenciais.

Janna Gomes

nutricionista

CRN3:69378

atendimento

consultório

Nutricionista Janna Gomes © Copyright 2025. Todos os direitos reservados.